23/05/2009

Poluição visual







Primeiramente,um olá a todos.






Não sei se vocês sabem,saiu recentemente no jornal O Globo uma reportagem afirmando que o prefeito do Rio de Janeiro,Eduardo Paes mandou retirar alguns anúncios de publicidade com a justificativa de poluição visual.Aí tem a questão:O que é Poluição Visual?



Sinceramente,eu também não sei o que é poluição visual.Por isso,fiz uma pequena...pesquisa e resolvi colocar aqui para vocês lerem.Quem não sabe,lê e quem sabe comenta.Ou se possível,faz os dois:Leiam e comentam.Rsrs.



Poluição Visual é o nome dado a excesso de elementos ligados a cartazes,anúncios,propagandas,banners,totens,placas e outros elementos ligados a comunicação visual.Alguns especialistas acreditam que tais coisas promovem o desconforto do espaço e da vista daqueles que passam por locais onde se encontram tais coisas,além de promover um espaço de promoção e trocas comerciais de empresas capitalistas e também deixa a cidade feia.



Também é considerado poluição visual algumas realizações humanas não ligadas a publicidade como o grafite,pixações,fios de eletricidade e telefônicos,as construções sem manutenção adequada,lixo exposto ao ar livre e etc...Além de se tornar um contrbuinte para outros tipos de poluição como poluição do ar,da água e da luminosa,principalmente desta última.



A poluição visual acaba com os centros urbanos por não haver uma concordância com as edificações,por causa da desarmonia de anúncios,propagandas e logotipos que concorrem com a atenção de quem passa por estes locais,causando danos a outros,...O homem perde,em certo sentido,seu direito a cidadania(já que participa da dinâmica da sociedade)para se tornar apenas um espectador e consumidor,envolvido nos fenômenos de massa.A difusão da propaganda nas cidades pode ser tida como uma característica da cultura pós-mderna.



Uma das grandes preocupações sobre a poluição visual em lugares públicos de trânsito movimentado é que pode ajudar a aumentar o número de acidentes de carro.Alguns psicólogos também dizem que so danos não estão limitados a parte material,mas atingem também a saúde mental das pessoas por encher o indivíduo com notícias desnecesárias.
As imagens acima são de centros urbanos mundo a fora.Estas mesmas imagens servem também de exemplo de poluição visual.

4 comentários:

  1. A definição de poluição visual que você colocou acima é perfeita. Tudo o que foi citado é deselegane e enfeia a cidade. Serve apenas aos vendedores dos produtos anuanciados. Para nós é apenas uma manipulação visual (se é que isso existe).

    Esses out-doors (adoraria saber dizer isso em português, que é a minha língua), já estão invadindo até as estrada na serra, onde o que nos agrada é ver apenas o verde.

    ResponderExcluir
  2. valeu mesmo eu tava fazendo um pesquisa na escola e me ajudo bastante.

    Matheus,13
    RS,POA

    ResponderExcluir
  3. me ajudou muito no meu trabalho de ingles sobre poluiçao visual valew..

    ResponderExcluir
  4. muito bom! bem resumida
    fala um poquinho sobre tudo

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...