10/10/2011

Ernesto "Che" Guevara


          No úlitmo dia 09 fez 44 anos da morte de Ernesto Rafael Guevara de la Serna, o Ernesto "Che" Guevara ou simplesmente Che Guevara. Guevara nasceu em Rosário no dia 14 de Junho de 1928 ( Segundo o escritor Jon Lee Anderson Che Guevara nasceu no dia 14 de Junho e não no dia 15 de Junho como está escrito nas biografias do guerrilheiro. A base para a afirmação do escritor está em uma amiga da mãe do Che que disse a Lee que ela teve que adiar em um mês porque ela havia se casado grávida e se não assim fizesse, a família descobriria o seu segredo. Vale lembrar que Che era o mais velho de 5 irmãos) cujos pais eram Ernesto Guevara e Lynch (1901-1987) e Celia de la Serna y LIosa (1906-1965), ambos pertencentes a famílias da alta sociedade argentina da época.
          Cresce em dentro de um lar com boas condições econômicas devido a plantação de erva mate. Porém esta situação não dura muito tempo pois os negócios da família Guevara começam a ir mal e o que mais tarde se tornaria guerrilheiro se vê na obrigação de ter que trabalhar, mas em nenhum momento este deixa de estudar. O tempo passa e os negócios da família vão piorando até chegar ao ponto de os pais do moço ter que vender com prejuízo a plantação que erva mate que desenvolveram ao longo do tempo, mas em meio a tudo isso o jovem Che continua estudando e trabalhando e é nesse ritmo que entra na faculdade de Medicina. Faltando pouco, muito pouco para terminar o curso Che decide largar a faculdade (para o desespero do pai) e decide fazer uma viagem em uma motocicleta de modelo antigo batizada de La Poderosa II acompanhado do amigo Alberto Granado (falecido no começo de 2010). É a partir daí que Che e Granado desenvolverão uma amizade muito forte, a ponto do Guevara apelidar carinhosamente o amigo de Mial, uma abreviação e junção de Mi Alberto, que significa nada mais, nada menos que 'meu Alberto'. Não se pode esquecer que é nessa mesma viagem (que por sinal será a primeira de várias) que Che, acompanhado do amigo vai ter contato com as pessoas de outros países, em especial os menos favorecidos, fazendo com que se sinta na necessidade de se fazer algo em prol de tais pessoas e assim realizando uma série de medidas para acabar com a desigualdade na América Latina.
          Os admiradores do Che o veêm como um ser humano, um exemplo de pessoa a ser seguido. Já em contrapartida outros o veêm como uma pessoa desumana e que cometeu vários assassinatos. Che Guevara é uma das minhas influências e o que de bom que aprendo com ele são as lições de amor e humildade, mas o fato de gostar muito dele não me faz com que ignore o que ele fez de ruim, pelo contrário. Vai de encontro aos meus princípios me tornar ateu, polígamo, líder de pelotão de fuzilamento e não apoiar a união homoafetiva. Porém, ainda assim estas qualidades ruins não são capazes de apagar o ser humano que foi. Os nossos ídolos são humanos, logo, não são perfeitos.

Legado

          Che Guevara tem a sua imagem reproduzida pelas mais diversas empresas e em várias partes do mundo. Seus pensamentos são reproduzidos pelos seus admiradores em todo o mundo, além de ser eleito pela Times na lista das 100 personalidades mais influentes do século XIX e na Argentina foi eleito como o maior político do século XX obtendo 59, 8% dos votos.

Legado Cultural

          Diários de Motocicleta é um filme de 2004 dirigido pelo diretor brasileiro Walter Salles. A obra em questão é baseado nos diários de Viagem do guerrilheiro Che e do amigo Alberto Granado.
O filme conta com Gael Garcia Bernal no papel do
guerrilheiro e com Rodrigo de la Serna incubido de interpretar o amigo e companheiro de viagem Alberto Granado. A nível de curiosidade o ator Rodrigo de la Serna é um primo em segundo grau de Ernesto Che Guevara.
          Em 2008 o povo ficou sabendo do filme Che apresentado durante o Festival de Cannes. Tal conta a trajetória do Che nos mínimos detalhes, que vão desde a Revolução Cubana, onde este teve um papel fundamental, tanto durante como após a revolução, indo até a sua morte, em outubro de 1967. O filme é dividido, em duas partes situadas em dois DVDs que somados dão mais de 4 horas de filme. Haja tempo e paciência para ver algo dessa duração.
          Em meio a legados na cultura e no campo ideológico a imagem de Guevara não será esquecida jamais, acendendo o desejo nos que o admiram de lutar por uma sociedade mais justa e igualitária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...