29/12/2011

Cássia Eller: 10 anos de saudades



          Cássia Eller nasceu no Rio de Janeiro no ano de 1962 e viveu em várias partes do país e já passou pelas mais diversas profissões, mas o seu lugar mesmo era na música. Faleceu no ano de 2001 e nos deixou muitas saudades e um legado inquestionável na Música Popular Brasileira.
          Cássia nasceu no dia 10 de dezembro de 1962 e o seu nome foi uma sugestão de sua avó, que por sua vez era devota de Santa Rita de Cássia. Seu pai era um pára-quedista do Exército e sua mãe uma dona de casa. Ainda na infância foi morar em Minas Gerais e depois no estado do Pará e até chegar a Brasília, onde participou de vários trabalhos musicais. Nesse mesmo tempo Cássia trabalhou em diversos setores e entre estes se destacam trabalhos em  bares e como ajudante de pedreiro. Por conta da rotina dos shows Cássia não chegou a terminar o Ensino Médio.
          O ano de 2001 (ano de sua morte) foi um ano muito agitado e intenso na vida de Cássia. Em janeiro do mesmo ano participou do Rock in Rio, onde tocou. Neste mesmo evento tocaram também Foo Fighters, Barão Vermelho, Fernanda Abreu e muitos outros. De maio a dezembro Cássia fez mais de 90 shows, feito esse que fez com que gravasse um DVD nos moldes que gostava: Ao Vivo. Este DVD é o acústico MTV gravado nos dias 7 e 8 de março em São Paulo. Estatísticas afirmam que até recentemente o DVD já ultrapassou a marca de 900 mil cópias vendidas, se tornando assim o maior sucesso da cantora. No reveillón de 2001 Cássia tocaria na Praça do Ó, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, mas isso é algo que nunca chegou a acontecer porque Cássia faleceria dois dias antes vítima de um infarto repentino. Cogita-se que, pelo fato de ser usuária de drogas, Cássia teria falecido por conta de uma overdose, pórém uma autópsia feita na cantora descarta esta possibilidade. Durante a queima fogos em comemoração ao ano que chegava vários pontos do Rio de Janeiro fez um minuto silêncio em memória de Cássia Eller. Durante os seus shows vários artistas fizeram homenagem a cantora, na virada do ano.
          Entre os sucessos de Cássia Eller se destacam Palavras, Gatas Extraordinárias, Por enquanto, Malandragem, O Segundo Sol e muitas outras. O modo como interpretava as canções (muito belas por sinal), sua versatilidade e a sua presença de palco ficam na memória de quem admira essa cantora, além de inspirar muitos outros cantores da nova geração da MPB, a saber a cantora Maria Gadú. Além do seu legado na música Cássia deixou um filho chamado Francisco (apelidado carinhosamente de Chicão) que, após a morte desta, o filho ficou sob a responsabilidade de sua companheira Maria Eugênia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...