27/01/2012

Cassiane - Uma vida Com Muito Louvor


          Hoje é aniversário de Cassiane, uma das ou a maior cantora gospel pentecostal de todos os tempos. Emoção, unção e adoração marcam a muito tempo a vida e a carreira desta mulher de baixa estatura.
          Cassiane nasceu em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. É filha de pais evangélicos e assim nasceu em um lar cristão, onde Cassiane e toda a sua família sempre congregaram na Igreja Assembleia de Deus. Cassiane afirma que a o seu ministério começou com apenas 11 meses de idade, onde ela, com essa idade, contraiu uma doença até hoje não identificada. A mãe de Cassiane a levou em um hospital público, onde ela foi dada como morta. A mãe da jovem não aceitou o laudo e se apegou as orações e a resposta de tais foi a resposta que o Senhor deu através de uma profecia, onde tal dizia que 'a vida estava sendo devolvida a este botão'. A mesma profecia dizia também que o bebê era uma propriedade única e exclusiva do Altíssimo e que este mesmo bebê, posteriormente, iria enfeitar muitos jardins e que aonde ela não pudesse ir, a sua voz iria. A mãe de Cassiane creu na profecia e tratou de ensiná-la no Evangelho e foi neste ritmo que o primeiro trabalho foi gravado, na época um LP intitulado Cristo é a Força.
          Cassiane canta deste os oito anos de idade e o reconhecimento de seu trabalho veio em 1996 com o CD Sem Palavras. Dois anos depois, em 2008 foi a vez de Para Sempre, lançando os singles Para Sempre e Vou Seguir. O ano de 1999 e com ele veio o impactante Com Muito Louvor, disco esse produzido pelo esposo e maestro Jairinho Manhães e consagrando sucessos como Hino da Vitória, Com Cristo é Vencer, Oferta Agradável a Ti, Com Muito Louvor e muito outros sucessos. O sucesso deste CD foi e é tão grande que creio eu que até um novo convertido ou uma pessoa que nunca pôs os pés dentro de uma Igreja já ouviu algum sucesso deste CD. E não para por aí: O CD em questão é considerado o mais vendido da indústria fonográfica brasileira, desde o fim da década de noventa, quando foi lançado e até os dias atuais, cogita-se que as vendagens deste CD já ultrapassaram a casa dos dois milhões de cópias vendidas. Este albúm não está isolado nesta posição. O albúm Preciso de Ti do grupo Diante do Trono também é considerado um dos mais vendidos da indústria fonográfica do Brasil. Com isso, há um empate quase que técnico entre este CD do Diante do Trono e o Com Muito Louvor de Cassiane. O ano de 2001 (mesmo ano em que ocorre o atentado as Torres Gêmeas nos EUA) chegou e foi nesse ano que Cassiane lançou mais um CD que impactaria a vida de muita gente. Eu estou falando do albúm Recompensa, que por sua vez nos presenteou com sucessos como 500 graus, Recompensa, Minha Benção, Eis-me aqui e entre outros. Em 2003 Cassiane grava, grávida de seu terceiro filho o albúm A Cura e o resultado com um CD com arranjos modernos, inovadores e muito bem elaborados, além de uma bela capa e arte gráfica. Sucessos como A Cura, Tremendo e Santo, Não Negue a Jesus, O segredo da Vitória, Eu Quero Ver, Contigo Está, Deus nos Escolheu e Sinfonia de Louvor foram cantados nas igrejas de todo o Brasil. Com certeza este é um dos melhores CDs da carreira de Cassiane. Em 2005 veio o CD Sementes da Fé, onde por sua vez trouxe ao público que acompanhava a cantora fielmente desde 1996 e que por sinal não parava de aumentar um albúm com muitos instrumentos de sopro e arranjos musicais mais simples se comparado com o CD anterior. Um destaque imenso é para a produção gráfica deste CD. A bandeja de acrílica vem embrulhada por uma espécie de plástico, uma proteção, mas não é aquela proteção oferecida pelo plástico onde o CD vem embrulhado. A capa envolta do CD é algo único e inovador, onde a capa em questão traz a foto de Cassiane segurando com as duas mãos um pouco de terra. Tirando essa mesma capa se vê o CD de fato, onde Cassiane segura em mãos um bocado de terra, mas desta vez com uma bela flor sobre a terra. As fotos e a arte gráfica deste CD são simplesmente arrebatadores, uma verdadeira obra de arte. Com este mesmo CD vieram sucessos como Louve Sempre, Abraço do Noivo, Vai abalar, vai sacudir e Esconderijo do Altíssimo.

'Capa de fato' do CD Sementes da Fé, lançado em 2005. Uma verdadeira inovação na arte de se fazer um CD.
          No ano de 2006 Cassiane lança um CD e DVD em comemoração aos seus 25 anos de ministério, intitulado Cassiane - 25 anos de muito louvor, onde a cantora cantou os sucessos que marcaram a sua vida e a vida de quem a acompanha. Este mesmo trabalho foi gravado  na Catedral das Assembleias de Deus de Santa Cruz, no Rio de Janeiro, com aproximadamente 8 mil pessoas. Em 2007 Cassiane lança o CD intitulado Faça Diferença e, embora tenha saído de fábrica com uma tiragem inicial de 200. 000 cópias (um marco para a indústria fonográfica brasileira), não trouxe de fato um impacto para o público que a acompanha, mas ainda assim teve uma boa repercussão e acrescentou a carreira da cantora sucessos como Mergulhe, Faça Diferença e Todo Poderoso.

Carreira em dupla com o esposo:
         

         Não é só de discos solos que a carreira de Cassiane está consolidada. Cassiane também consolidou a sua carreira ao lado de seu esposo, que, além de ser seu maestro, gravou alguns CDs em dupla com músicas românticas. Tudo começou apenas com uma música, onde eles a gravaram apenas para um produto a ser lançado pela gravadora MK Music, mas que na época era MK Publicitá. O sucesso foi tanto que eles começaram a gravar trabalhos em dupla por esta mesma gravadora, mais uma vez Cassiane e seu esposo abalaram as igrejas de norte a sul do Brasil com suas músicas românticas. Juntos, o casal em questão gravaram os CDs O amor é mais (2000), Cada Instante de Nós Dois (2002), Você e Eu (2004), As 10 Mais de Cassiane e Jairinho (2005), Falando de Amor (2007), Cassiane e jairinho Falando de Amor (Coletânea) (2010) e O Amor Está no Ar (2011 - Lançado pela Sony Music).

Cassiane e a MK:


Da esq. para a dir.: Yvelise de Oliveira (Presidente da gravadora MK Music), o maestro Jairinho Manhães e a cantora Cassiane em visita a gravadora MK Music.
          Cassiane está na MK desde que está foi fundada e foi ela quem ajudou (e muito!) a MK ser o que é hoje: A maior gravadora gospel do Brasil. Foi pela MK que a Cassiane lançou os sucessos que impactaram gerações de cristãos, tanto é que é a MK que detém os direitos autorais sobre os sucessos da cantora (existem boatos de que foi esse o motivo que fez com que a Sony Music não gravasse um CD em comemoração aos 30 anos de ministério da cantora Cassiane). Depois de gravar o CD e DVD '25 anos' Cassiane anuncia em uma rádio que não mais fazia parte da gravadora MK Music e que ao invés disso fundaria a sua própria gravadora. O tempo passou e em 2007 vem o CD Faça Diferença e diante disso a MK Music não ficou parada, levando o caso a para os tribunais. O argumento usado pela gravadora foi que Cassiane quebrou o contrato, já que antes dele ser expirado havia mais duas obras a serem produzidas e lançadas pela gravadora. Em resposta, Cassiane usou como argumento o CD e o DVD em comemoração de sua carreira, além do CD Falando de Amor, gravado em dupla com o esposo. A situação não parou por aí e quando estava na semana para o primeiro CD independente da cantora ser lançado, a antiga gravadora de Cassiane colocou quase todos os CDs por ela lançados por lá e os colocou por apenas R$ 9,99. O objetivo era claro: Fazer uma queima de estoque e abafar o lançamento do CD Faça Diferença. A confusão não parou por aí e a MK tratou de levantar em sua comunidade oficial no Orkut várias calúnias a respeito de Cassiane. A saber, uma delas dizia que Cassiane possuía 'inveja sufocada' e que a Elaine de Jesus trocou o produtor Jairinho Manhães pelo produtor Rogério Vieira sob os argumentos de 'dar novos ares ao seu trabalho', mas tudo não passava de uma confusão Cassiane, que havia brigado com o compositor Eliseu Gomes por ter dado para a Elaine de Jesus a música Terremoto Santo. Depois de muitas negociações Cassiane aceita gravar um último trabalho pela sua antiga gravadora e após este esta seguiria em paz a sua consolidada carreira. Assim, o CD Tempo de Excelência foi produzido e se pode encontrar aqui na internet fotos e até mesmo um making-off do mesmo CD. Mas, quando menos se esperava, a Yvelise de Oliveira lança a seguinte condição a Cassiane: Só lançaria o CD se ela retornasse a MK Music. Cassiane não aceita a condição e o CD não é lançado e até hoje os fãs da cantora estão na expectativa de a MK Music lançar este trabalho da cantora que hora cogitam-se engavetado, ora cogitam-se desfeito, dando as músicas para os artistas da gravadora cantarem.

Sony Music e os dias de hoje:

          Em 2010 a Cassiane assinou contrato com a gravadora Sony Music e por ela lançou o CD Viva, que por sinal não teve uma repercussão tão boa se comparado com os trabalhos anteriores da cantora. Diante deste quadro o maestro Jairinho Manhães afirma que o motivo de tal fato é o fato de que as pessoas não entenderam o propósito do trabalho. Também pela Sony Music Cassiane lança um CD e DVD apenas com os hinos da Harpa Cristã. Em 2011 foi lançado um DVD com os bastidores da gravação do CD Viva e, também neste mesmo ano é lançado por Cassiane o albúm Ao Som dos Louvores, que por sua vez prometia trazer Cassiane ao estilo que a consagrou como a 'Queridinha dos evangélicos', mas, até o momento esta promessa não foi cumprida. Assim, como o trabalho anterior, Ao Som dos Louvores foi um trabalho com arranjos inovadores e com elementos do pop-pentecostal, estilo que por sinal não está sendo aceito pelos pentecostais do Brasil. Em 2011, ano do Centenário das Assembleias de Deus no Brasil, a Sony Music produz um CD e DVD em comemoração a este fato. O trabalho em questão traz, além da presença de Cassiane, a presença de Lauriete, Damares, Elaine de Jesus, Danielle Cristina e muitos outros.
          Muito se especula, mas não se sabe ao certo porque os CDs de Cassiane não mais são como antes. O público evangélico sente falta daquela Cassiane e todos torcem para que ela volte a ser Cassiane de antes, talvez até muito melhor do que a Cassiane de antes.



Um comentário:

  1. eu sou muito fa de cassiane mais seus ultimos cds nao tem sido muito bom ta faltando alguma coisa este ultimo cd ao som dos louvores nao gostei.espero que a cantora cassiane volte a ter aqueles louvores que impactou a minha vida logo quando me converti cassiane vc e demais mais seu estilo nao pode mudar.brasilia df.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...