23/05/2017

Neymar - o jogador midiático

Neymar é, sem dúvidas, o maior jogador de futebol do Brasil na atualidade. Imagem: Reprodução.


     Neymar é um jogador excepcional, disso não há dúvidas. Ele joga futebol maravilhosamente bem e é o maior nome do futebol brasileiro atualmente. Entretanto, o talento deste rapaz acaba ficando em segundo plano. Ele sempre está na mídia, mas por outras razões. Sabemos tudo sobre ele: as roupas que usa, os presentes que ganha, os presentes que dá, os cortes de cabelo que adota, as tatuagens que faz e as festas que frequenta. Desta forma, o talento de Neymar enquanto jogador de futebol acaba ficando em segundo plano.

Neymar jogando com a camisa do Santos. Foi este time de futebol que o consagrou. Imagem: Reprodução.

      Neymar é uma pessoa vinda de uma família humilde (ele herdou o nome do pai) e nasceu em Mogi das Cruzes, região metropolitana de São Paulo, mas ainda jovem se mudou para São Vicente e posteriormente para Santos. Em 2003, quando tinha onze anos de idade, chegou às categorias de base do Santos, onde permaneceu até se tornar profissional. Como a família do jogador em questão possuía poucos recursos, a medida que o salário do jovem ia aumentando, o nível de vida da família melhorava. A carreira de Neymar começou nas categorias de base da Portuguesa Santista em 1998 e em 2003 foi transferido para o Santos. Após seis anos no clube foi promovido ao elenco principal. No ano em que fez sua estreia com a equipe profissional, Neymar foi considerado a maior revelação do Campeonato Paulista. Era apenas o começo de uma carreira que alcançaria nível internacional. Lembrando que o assédio da mídia aumentava a medida que a carreira de Neymar alcançava patamares mais altos.

Neymar e Thiaguinho durante apresentação. O craque chegou a gravar um clipe com Thiaguinho. Imagem: Orlando Oliveira, Danilo Carvalho e Francisco Cepeda/AgNews. 

      A fama de Neymar ultrapassou o mundo futebolístico e alguns se aproveitaram disso, inclusive o próprio jogador, que ganha muito dinheiro com isso. O jogador tem sua imagem ligada a campanhas publicitárias de empresas como Nike, Red Bull, Guaraná Antarctica, Banco Santander, Claro, Lupo, Unilever, Volkswagem e Gillette. Nada contra participar de campanhas publicitárias de grandes marcas, principalmente quando se está lucrando com isso. Dinheiro é bom e todo mundo gosta. Além disso, Neymar se mostrou um excelente divulgador de música de vários cantores. Um vídeo em que o jogador aparece dançando Ai se Eu Te Pego de Michel Teló se tornou um viral na rede e o craque comemorava os seus gols fazendo a coreografia da música. A repercussão foi tanta que Neymar chegou a aparecer em shows de Michel Teló. O craque também marcou presença em shows do cantor Gusttavo Lima, cantando (?) ao vivo com o mesmo as músicas Balada e Fazer beber. No ano de 2012, o jogador apareceu no videoclipe da música Eu Quero Tchu, Eu Quero Tcha de João Lucas & Marcelo. Neymar apareceu também em um vídeo de rap intitulado País do Futebol de MC Guimê e Emicida. Além disso, o craque também fez uma participação no clipe da música Caraca, Muleke! do cantor Thiaguinho. Neymar não tem talento para a música, mas como ele pode levar muita gente ao estrelato, alguns acabam se aproveitando disso.
      Além disso, tudo o que Neymar faz fora de campo se torna notícia de destaque. A mídia ficou sabendo quando ele teve um filho com uma menor de idade, a mídia ficou sabendo do valor mensal da pensão da criança bem como da cobertura que Neymar deu para a mãe e o filho morarem, a mídia ficou sabendo quando começou, terminou e recomeçou o relacionamento amoroso do craque com a atriz global Bruna Marquezine. Isso sem falar no par de brincos avaliados em R$ 10 mil que o jogador deu para a atriz Paolla Oliveira, a mansão avaliada em R$ 28 milhões localizada em Mangaratiba (RJ), o carro de mais de meio milhão de reais que comprou e o vinho nada barato que o jogador bebeu ao lado da namorada. Citando apenas uma pequena parte dos prêmios individuais, Neymar foi a revelação do Campeonato Paulista de 2009, foi eleito o melhor jogador do mesmo campeonato no ano seguinte, ganhou uma Bola de Prata da Revista Placar em 2010 e 2011, ganhou Chuteira de Ouro da mesma revista em 2010, 2011 e 2012, foi eleito Craque do Brasileirão em 2010, 2011 e 2012; e foi eleito terceiro melhor jogador do mundo pela FIFA em 2015. A pequena amostra da imensa lista de prêmios de Neymar revela o seu grande talento para o futebol. Entretanto, na prática tudo isso fica em segundo plano porque sabemos de tudo o que o jogador faz fora de campo e isso acaba ofuscando o talento que Neymar tem para o futebol. Vale ressaltar que a mídia tem um papel fundamental em tudo isso.

Neymar durante pancadaria generalizada entre os jogadores do Santos (time do então jogador) e os jogadores do Peñarol após a Libertadores da América de 2011 cujo time campeão foi o primeiro. Imagem: Rodolfo Buhrer/Reuters. 

      Em setembro de 2010, Neymar (que na época jogava pelo Santos), durante uma partida contra o Avaí, reclamou do excesso de faltas recebidas. Entretanto, o técnico do Avaí Antônio Lopes (atualmente no Botafogo) disse que é Neymar quem deve se comportar melhor e acusou o jogador de ter agredido um defensor do seu time e, além disso, o acusou de ter provocado o zagueiro Emerson Nunes (que agora é auxiliar técnico do Joinville), dizendo "sou milionário e posso tudo". No mesmo mês e no meso ano, em uma partida contra o Atlético Goianiense, ao receber ordens do técnico santista Dorival Júnior para não bater o pênalti, um furioso Neymar discutiu com o treinador. Segundo o site esportivo Lancenet, a fúria de Neymar continuou após o jogo, chegando a atirar um copo com isotônico no auxiliar de Dorival. O então técnico da equipe goiana Renê Simões disse sobre Neymar: "Com toda experiência que tenho, com todos esses anos de futebol, eu nunca vi ninguém tão mal-educado desportivamente como esse rapaz, Neymar. Em nome da arte, em nome do futebol, estão criando um monstro."
      No dia 06 de outubro de 2010 o periódico esportivo LANCE! publicou uma  reportagem onde afirmava que Neymar e outros jogadores santistas tiveram uma noite animada que contou com a presença de garotas de programa após uma partida contra o Grêmio, em Porto Alegre (RS). O episódio culminou na demissão de Dorival Júnior porque este ficou revoltado e pediu punição a Neymar e os outros jogadores à diretoria do Santos, mas não foi atendido. Neymar também já trocou empurrões e xingamentos com o também jogador Marcel. A situação não se tornou mais grave porque o pessoal do deixa disso entrou em ação. Em janeiro de 2011, durante entrevista, o ex-volante santista Roberto Brum fez uma revelação bombástica sobre a demissão de Dorival Júnior, dizendo que "o elenco foi ameaçado de não ganhar salário se Neymar não jogasse contra o Corinthians". Este fato prova que muita gente, inclusive a mídia, passava (ou ainda passa) a mão da cabeça de Neymar, mesmo o jogador cometendo inúmeros erros e sendo criticado por isso. A lista de polêmicas de Neymar é extensa (tem também o episódio em que ele discutiu com torcedores após a seleção brasileira ter ganhado medalha de ouro nas Olimpíadas 2016 e o escândalo de que ele teria sonegado impostos. O último episódio foi parar nos tribunais e no fim o craque foi inocentado) e seriam necessários mais de dois parágrafos para listar as mesmas. Atualmente, o craque aparenta calma, maturidade e humildade. É fato que as polêmicas continuam lá, mas se deve reconhecer que é visível a mudança na postura de Neymar dentro e fora dos campos. Será que o jogador de fato amadureceu ou ele se viu forçado a mudar seu comportamento para não ver sua carreira naufragar, vivendo de aparências?

Conclusão

      Neymar é um jogador excepcional e sem dúvidas o maior nome do futebol brasileiro na atualidade. Entretanto (por ser mal assessorado, talvez), não é o talento para o futebol que o craque tem que ganha destaque, mas sim as suas polêmicas dentro e fora de campo; bem como as campanhas publicitárias que participa e a vida de luxo que exibe nas redes sociais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...