20/07/2017

Voices - o maior grupo vocal feminino gospel da história do Brasil

Grupo Voices em foto do álbum Coração de Criança (2001). Da esquerda para a direita: Eyshila, Marina de Oliveira, Liz Lanne, Jozyanne e Fernanda Brum (centro). Imagem: Reprodução. 

     O grupo Voices era composto por mulheres de grandes talentos musicais. Suas músicas caíram no gosto do público e marcaram gerações. Por essas e outras razões, o grupo em questão é o maior grupo feminino gospel do país.

Colores del Amor (1997) é o primeiro álbum do grupo Voices. Imagem: Reprodução. 

     O grupo Voices surgiu porque a MK Music (que na época se chamava MK Publicitá) iria participar da EXPO 97, um evento internacional. Entretanto, a gravadora na época não tinha nenhum álbum musical em língua inglesa ou hispânica para apresentar neste mesmo evento. Com a necessidade de apresentar um disco em língua estrangeira e ao mesmo tempo mostrar algo diferenciado, Marina de Oliveira resolveu criar o Voices (que significa vozes em inglês), que foi composto pela própria Marina, Fernanda Brum, Eyshila, Liz Lanne e Jozyanne (que anos mais tarde seria substituída por Lilian Azevedo).
     Colores del Amor (1997) é o primeiro álbum do grupo Voices e foi voltado para o exterior. Entretanto, o fato de não haver músicas em português no disco em questão não impediu que o mesmo fosse sucesso no Brasil. Este mesmo disco é composto de músicas em português que ganharam uma versão em língua estrangeira, como é o caso de Ao Amigo Distante, uma das canções mais conhecidas do ministério de Cristina Mel. Aliás, Cristina Mel e Jossana Glessa tiveram uma participação neste mesmo trabalho.
     O primeiro trabalho do grupo Voices deu tão certo que resolveram dar continuidade ao grupo. Em 1999, o grupo em questão lançou o trabalho Corações Gratos, sendo o primeiro álbum do Voices lançado em língua portuguesa. Corações Gratos, Cante Aleluia e Digno foram as faixas de sucesso deste trabalho. Além disso, o disco chegou a ficar entre os 5 mais vendidos no MK Shopping.



     Em 2000, o Voices lança o álbum Por Toda Vida, que rendeu ao grupo um disco de ouro pela vendagem de 100 mil cópias. Destaque para Meu Tesouro, A Maior Oração, a faixa título Por Toda Vida e Pisa no Inimigo. Esta última teve direito a coreografia e um vídeo clipe que pode ser conferido acima. Uma curiosidade: os CDs do Voices eram produzidos por Emerson Pinheiro, ex-integrante da banda Quatro por Um e que agora segue em carreira solo, além de ser casado com Fernanda Brum, uma das integrantes do grupo Voices. O sucesso de Por Toda Vida foi tão grande que as meninas lançaram um VHS de mesmo nome, gravado no Olimpo (casa de show da cidade do Rio de Janeiro), lançado em 2001 e relançado em DVD no ano de 2004. Foi também em 2001 que o grupo Voices lançou o disco Coração de Criança, trabalho totalmente voltado para o público infantil. Este mesmo álbum contém músicas inéditas e clássicos cristãos infantis como Soldado de Cristo, Vem com Josué, Jerusalém e O Forró, que é um medley de corinhos de fogo conhecidos no meio pentecostal brasileiro.
     Antes de continuar este texto, é importante destacar o cenário musical no mundo no momento em que o Voices foi criado. Entre os anos 1980 e início dos anos 2000 as boy bands e girl bands estiveram em alta no Brasil e também no mundo. Menudos, Dominó, Spice Girls, Backstreet Boys, 'N Sync, KLB, Rouge e Br'oz são apenas alguns grupos que atingiram o estrelato neste período. A Igreja influencia a sociedade e vice-versa. Desta forma, o sucesso das girl e boy bands influenciaram o meio cristão. E foi nesta febre que surgiu o Voices.



     Em 2002, o grupo lança o CD Aliança. Destaque para as faixas Sai, Pelo Fogo, Aliança, Calem-se, Mãe e Hello, Good Bye. As músicas Sai, Perdido na Casa do Pai e Mãe ganharam videoclipe. Alguns dos clipes do Voices estão no canal da MK Music no Youtube, inclusive Pisa no Inimigo e Sai. O que me chama a atenção é que nos comentários dos dois clipes aqui citados, o pessoal fica dizendo que as coreografias e todo o resto são bregas. Só digo uma coisa: se atualmente as coreografias são consideradas ultrapassadas, saibam que nem sempre foi assim. Na época em que os clipes foram lançados, o sucesso foi imediato. Admiradores das meninas, conjuntos infanto-juvenis e cristãos de todo o país fizeram a coreografia. Os clipes Pisa no Inimigo e Sai eram considerados hiper modernos para a época, em especial o Sai, que tinha várias luzes iluminando o cenário, trocas de figurino e um efeito quee deixava os cabelos das meninas esvoaçantes.

Capa do CD Acústico do Voices. Lançado em 2005, o "verdinho" rendeu o segundo disco de ouro para o  grupo. Imagem: Reprodução. 

     No ano de 2005, o grupo lança o CD Acústico, que eu particularmente chamo de "verdinho" por conta do encarte ter a cor verde como predominante. A produção, assinada por Emerson Pinheiro, em nada deixou a desejar. As canções que mais gosto deste trabalho são: Meu Desejo, Vivo Ele Está, Transformado, Na Presença do Rei, Baby, Amo Você, Meu Amado Quer Me Encontrar, Eu Recebo e Recomeçar. O trabalho, bem aceito pelo público, rendeu o segundo disco de ouro para o grupo. Este trabalho, que também teve sua versão em DVD, marca a saída de Jozyanne e a chegada de Lilian Azevedo para substituí-la. Jozyanne saiu do grupo para se dedicar totalmente a carreira solo. Chegava ao fim a "formação clássica" do Voices.
     Dois anos depois do lançamento do CD Acústico, o grupo Voices lança o álbum Sobreviverei. O trabalho marca os então 10 anos do grupo e a estreia de Lilian Azevedo como integrante do mesmo. Em 2008, as meninas lançam um CD intitulado Natal e, como o nome sugere, as músicas que compõem o repertório são com temáticas natalinas. Quatro anos depois, o grupo Voices chega ao fim e, como despedida, é gravado o disco Para Sempre. Destaque para Aguenta Firme e Para Sempre, que ganharam videoclipe. O grupo Voices chegou ao fim depois de 15 anos de existência.

Capa do último álbum do grupo Voices. Imagem: Reprodução. 

     O grupo Voices fazia parte do cast da MK Music, que na época em que o grupo surgiu era MK Publicitá. Mesmo com fortes concorrentes, a MK Music se mantém como a maior gravadora do segmento evangélico no Brasil. Nos primeiros anos do grupo Voices, a gravadora em questão se destacava entre as demais por mostrar um conteúdo de alta qualidade e moderno para a época. Este fato foi crucial para o sucesso do grupo. Além disso, o mesmo era composto por cantoras que mantinham suas carreiras solo e eram bem sucedidas nisso, como Fernanda Brum, Eyshila, Marina de Oliveira e Jozyanne, que se tornou ainda mais conhecida depois que saiu do grupo. Já a cantora e fonoaudióloga Lilian Azevedo cantou em dupla por muito tempo com o esposo Marquinhos Menezes e atualmente está se dedicando a carreira solo. Já Liz Lanne, após gravar trabalhos  solos durante um tempo, deu uma pausa em seu ministério e chegou até a se aventurar no ramo empresarial, mas voltou a gravar e em 2017 lançou o álbum Confiar. Se deve dar destaque também para o cantor e produtor Emerson Pinheiro, que produziu os CDs do Voices.

Conclusão

     O grupo Voices pode ser considerado o maior grupo vocal feminino gospel do país por conta das músicas que marcaram gerações, os clipes de alta qualidade e a grande quantidade de discos vendidos. A febre das boy e girl bands ajudou direta ou indiretamente o grupo Voices a chegar ao sucesso, uma vez que o grupo surgiu neste período. Além disso, a MK Music sempre se destacou no segmento evangélico por apresentar conteúdo de alta qualidade. Não se deve ignorar o excelente trabalho de Emerson Pinheiro, que produziu os CDs do grupo. Com tantos elementos positivos, não tinha como o grupo Voices dar errado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...