05/10/2017

A sofrida posição de goleiro

Jakson Follman nos tempos em que era goleiro. O avião que levava o time da Chapecoense para uma cidade da Colômbia caiu e ele foi um dos seis sobreviventes, tendo uma de suas pernas amputadas. Imagem: Reprodução. 

     O goleiro é aquele jogador de futebol que atua no gol. A sua função é impedir que a bola não entre no gol e consequentemente não deixar o time adversário fazer gol. A posição de goleiro é sofrida, sem muita visibilidade e que vive em constante pressão. 

Escalação do jogo entre Flamengo e Palestino, realizado em julho de 2017. O Flamengo fez 5 gols, ao passo que o Palestino fez somente 2. Imagem: Reprodução/Flamengo. 

     Uma pessoa que não entende muito de futebol pode acreditar que o esporte se resume a um monte de pessoas correndo atrás de uma bola até fazer o gol. Mas não é bem assim. Em um time de futebol há atacantes, meio-campos, zagueiros e goleiro. Ao mesmo tempo em que correm atrás da bola, estes jogadores procuram a todo instante como driblar o adversário e fazer gol. O sucesso de um time de futebol depende do time. Com isso, se um time vai bem, o mérito é do time. E se o time vai mal, a culpa é do time também. Entretanto, esta pressão tem um peso ainda maior em cima do goleiro. 

Alex Muralha, goleiro titular do Flamengo. Imagem: Reprodução. 

     Se o time vai mal, o time todo é culpado e pressionado por isso. Entretanto, esta pressão costuma ser maior em cima do goleiro. Ele costuma ser culpado por ter deixado o time adversário fazer gol, como se ele fosse o responsável pela vitória e pela derrota de um time. O caso mais recente, mas não o único, é o de Alex Muralha, goleiro do Flamengo. O goleiro em questão tem sido criticado por ter um desempenho em campo que deixa muito a desejar, quando na verdade o Flamengo tem deixado a desejar em campo de uma forma geral. As críticas vêm de torcedores e também da imprensa. O jornal carioca Extra chegou a trazer em sua versão impressa uma capa onde desrespeitava Alex Muralha, dizendo que não mais o chamaria dessa maneira por conta da má fase que vive. O fato gerou uma onda de repúdio vinda de flamenguistas e também de não-flamenguistas. Isso sem contar com os incontáveis memes na rede zombando do goleiro do Flamengo. Em entrevista, Muralha disse estar sendo "massacrado o ano todo" e que a pressão que sofre tem atingido a mãe, que precisou de remédios para dormir. Outro exemplo que pode ser aqui citado é o de Júlio César, jogador de futebol brasileiro que atua como goleiro e que atualmente está no clube Sport Lisboa e Benfica. Em 2010, Júlio César era o goleiro titular da seleção brasileira na Copa do Mundo, que foi realizada na África do Sul. Júlio César foi muito criticado e até o próprio reconheceu que falhou, permitindo que a Holanda fizesse seu primeiro gol. A seleção holandesa eliminou a brasileira e a seleção canarinho foi eliminada da Copa do Mundo de 2010. Quatro anos depois, na Copa do Mundo de 2014, que foi realizada no Brasil, o goleiro se redimiu e se tornou um dos grande heróis em uma disputa contra a seleção chilena nas oitavas de final. Esta mesma disputa terminou empatada no tempo normal e teve de ser levada para os pênaltis. O Brasil ganhou este jogo, mas não levou o título. O resultado final todo mundo já sabe. 

O goleiro Taffarel nos tempos em que jogava pela seleção brasileira. Ele é considerado um dos melhores goleiros que o Brasil já teve. Imagem: FIFA/Divulgação.
     Além de ser a posição que mais sofre pressão, a posição de goleiro é a menos famosa também. Em uma partida de futebol, o goleiro só tem visibilidade quando a bola está rolando nas proximidades do gol, onde o risco de um time jogar uma bola dentro da rede é eminente. O goleiro tem visibilidade também quando um jogador chuta uma bola em direção ao gol, acertando a bola na rede ou não. Além disso, muitos meninos que sonham em jogar futebol não cogitam a posição de serem goleiros. Não estou dizendo que não há pessoas que sonham em jogar no gol, mas estas não são a maioria. A maioria dos meninos que sonham em ser jogadores de futebol se inspiram em Pelé, Roberto Carlos, Ronaldinho Gaúcho, Ronaldinho Fenômeno, Kaká, Lionel Messi, Cristiano Ronaldo, Neymar e por aí vai. Há goleiros que deixaram seu nome na história, como por exemplo Taffarel, que participou de três Copas do Mundo (1990, 1994 e 1998), onde a sua atuação foi decisiva na conquista do tetracampeonato da seleção brasileira, em 1994. Atualmente, Taffarel é treinador de goleiros da seleção brasileira. Voltando à Copa do Mundo de 2014, Guillermo Ochoa era o goleiro titular da seleção mexicana de futebol. O goleiro, que vinha sendo destaque há um tempo, deixou os espectadores impressionados com sua atuação em campo em um jogo contra a seleção brasileira. O jogo entre Brasil e México terminou em zero a zero e a internet foi inundada de incontáveis memes elogiando a atuação de Ochoa em campo. Atualmente, além de jogar pela seleção mexicana, Guillermo Ochoa joga também no Royal Standard de Liège, um time belga de futebol. Outro goleiro de grande notoriedade no país atualmente é o paraguaio Gatito Fernández, que joga no Botafogo. Gatito foi eleito pela CBF como o melhor goleiro da Copa do Brasil. Como vocês podem ver, há muitos goleiros de destaque mundo afora e os mesmos até são premiados por seus feitos. Entretanto, eles não têm a mesma fama que os jogadores de futebol que atuam nas demais posições costumam ter. 

Conclusão

     A posição de goleiro é sofrida, sem muita visibilidade e sempre recebe uma pressão maior quando o time sofre uma derrota. Mesmo que alguns tenham visibilidade e sejam premiados pelo desempenho em campo, o fato é que a maioria dos jovens, principalmente aqueles que querem ser jogadores de futebol, não se inspiram nos mesmos na busca de seus sonhos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...