12/12/2017

A popularidade dos signos do zodíaco

Imagem: Reprodução. 

    Os signos do zodíaco são bastante populares no Brasil e isso não vem de hoje. Entretanto, a impressão que se tem é os mesmos são um modismo da atualidade, o que não é verdade.
     A popularidade dos signos do zodíaco no Brasil não é uma coisa nova. Muito pelo contrário. Revistas e jornais voltados para os mais diversos públicos costumam ter um espaço reservado somente para os signos. E isso sem contar com as revistas de Astrologia que podem ser encontradas em qualquer banca de jornal por um preço bastante acessível.

Imagem: Reprodução. 

     Um fato que tem chamado a minha atenção  nos últimos tempos é a grande quantidade de portais sobre Astrologia que podem ser facilmente encontrados por aqui. Existe uma incontável quantidade de sites sobre signos. Tais colocam previsões diárias, semanais, mensais e anuais sobre cada signo. Além disso, tais portais fazem um mapa astral da pessoa que o pedir. É só colocar nome completo, data de nascimento, hora que nasceu, o local e o mapa fica pronto em instantes! Há também páginas de humor nas redes sociais sobre a Astrologia. Tais páginas brincam com as características de cada signo. Não vou dizer que é a única, mas uma das páginas mais conhecidas do ramo é a G1 dos Signos. Até o fechamento deste texto, a página, que está hospedada no Facebook, tem mais de 2 milhões de seguidores. Outra coisa que também me chama a atenção é a quantidade de artistas que falam seus signos na bio de suas respectivas contas no Instagram.
     Uma pessoa baseada no senso comum pode acreditar que os signos viraram modinha e/ou que é um sucesso recente. Não é uma coisa e nem outra. Os signos já eram populares no Brasil muito antes da internet. A mesma só ampliou um sucesso que já era existente. Esta popularidade dos signos no Brasil pode ser vista  no mínimo, como peculiar, já que o Brasil é um país cuja maioria dos habitantes são cristãos (católicos e evangélicos). Isso porque o cristianismo reprova a Astrologia. Entretanto, o sincretismo religioso é uma característica do país. É fato que a Astrologia não é uma religião, mas a partir do momento em que a pessoa olha o horóscopo do dia e as previsões para  seu signo e procura basear suas atitudes em tais, ela está depositando a sua fé nos astros.

Representação dos doze signos do zodíaco. Imagem: Reprodução. 

Conclusão

     Os signos do zodíaco são muito populares no Brasil e isso não vem de hoje. A diferença é que com o advento da internet, a popularidade dos signos se tornou ainda maior do que já era. Além disso, a popularidade dos signos no Brasil revelam a diversidade religiosa e o sincretismo religioso existentes no país, embora alguns neguem tais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...