13/03/2018

Barbie: a boneca que procura acompanhar sua época

Edição especial da boneca Barbie com o clássico vestido usado por Grace Kelly (1929 - 1982) em seu casamento. Imagem: Reprodução.

     Barbie é uma boneca que nasceu há quase 60 anos atrás. É uma boneca que, além de atravessar gerações, inspira mulheres (e também homens) em todo o mundo. E é aí que surge a pergunta: qual o segredo do sucesso de uma boneca nascida em 1959?
     Por volta da década de 1950, Ruth Handler (1916 - 2002) e o marido Elliot Handler (1916 - 2011) observavam o comportamento da filha Barbara, que brincava apenas com bonecas de papel e as personificava como sendo bonecas adultas, já que até então todos os bonecos fabricados nos EUA eram somente representações de crianças. Desta forma, Ruth sugeriu ao marido a criação de uma boneca adulta. Em viagem pela Europa em 1959, Ruth conheceu uma boneca alemã chamada Bild Lilli (que mais tarde foi comprada pela Mattel, empresa que tem os direitos sobre a boneca Barbie), que estava em circulação desde 1955. A boneca tinha as proporções perfeitas para o que seria uma boenca adulta. Desta forma, Ruth comprou uma para a filha e mais duas para servir de base para a criação de sua própria boneca. Quando voltou aos EUA, Ruth redesenhou a boneca com a ajuda do designer Jack Ryan e batizou a mesma com o nome da filha Barbara, que foi encurtado para Barbie. A boneca foi lançada oficialmente na Feira Anual de Brinquedos de Nova York, no dia 09 de março de 1959, data que foi oficializada como o aniversário da boneca. A nível de curiosidade, o Ken, namorado da Barbie, foi inspirado em outro filho de Ruth e Elliot que se chamava Kenneth. Ele morreu em 1994 por conta de complicações decorrentes da AIDS.

Barbie em fins dos anos 1950. A boneca se vestia de acordo com a moda em voga no período. Imagem: Reprodução.

    Surgida nos anos 1950, a boneca Barbie seguia a moda deste período, usando acessórios, maquiagens e roupas que eram tendência. Já nos anos 1960, a Barbie continuou seguindo a moda da época e o mesmo aconteceu nas décadas seguintes. A Barbie dos anos 1980 por exemplo, usava cabelos volumosos, mangas extremamente bufantes e figurinos no geral também bufantes, até porque os anos 1980 foi a época do exagero no mundo da moda. Acredito que o vestido usado pela Princesa Diana (1961 - 1997) em seu casamento, no ano de 1981, é um exemplo disso. Tudo ali é um exagero: mangas super bufantes, saia gigante, uma cauda de mais de 7 metros de comprimento e um véu que tinha aproximadamente a mesma proporção. Além de seguir a moda da época, a Barbie já se vestiu das mais diversas profissões, como por exemplo: pediatra, médica, dentista, professora, advogada e veterinária. Além de ter diversas profissões, Barbie já esteve grávida inúmeras vezes, com direito a uma barriga de grávida que podia ser removida e um bebê que cabia facilmente dentro desta mesma barriga.
     Mas sem sombra de dúvidas, a versão da Barbie mais famosa (e talvez a mais vendida até) é a noiva. Desde pelo menos a década de 1980, foram lançadas várias versões da Barbie noiva, sempre incorporando as tendências da época. A Barbie noiva é sucesso até hoje (até porque se não fosse, a mesma não seria mais lançada) e mexe com o imaginário de muitas mulheres. A prova disso é que algumas noivas quando vão tirar fotos para o casamento, encomendam uma Barbie noiva usando o seu vestido na versão miniatura. Há aproximadamente cinco anos que Sam Murakammi faz vestidos de noiva para Barbie cujos modelos são os pedidos por suas clientes que estão para casar. Além de procurar ser o mais fiel possível ao vestido de noiva pedido pela cliente, Sam procura reproduzir nas bonecas o mesmo penteado que a noiva pretende usar em seu grande dia, com direito a acessórios como buquê e crucifixo por exemplo. Sam costuma mostrar seu trabalho no Instagram, onde começou a fazer sucesso.

Edição especial da Barbie Grace Kelly vestida de noiva. Imagem: Reprodução. 

     Pelo fato de ter tido incontáveis edições de inúmeras épocas, a Barbie é colecionada por várias pessoas mundo afora. Pensando nisso, a Mattel costuma sempre lançar edições da Barbie especial para colecionadores. Estas bonecas costumam vim com um figurino idêntico ao da pessoa homenageada. Personagens de filmes, atrizes e personalidades de modo geral já tiveram um edição em sua homenagem. A Princesa Grace Kelly (1929 - 1982), considerada até hoje um ícone da moda, já foi homenageada diversas vezes pela Barbie. A boneca já vestiu inúmeros figurinos marcantes da Princesa Grace de Mônaco, inclusive o seu icônico vestido de noiva, que até hoje inspira noivas mundo afora.
     Recentemente, a Mattel lançou a Barbie nas versões de algumas mulheres que fizeram história. O objetivo é comemorar o Dia Internacional da Mulher e mostrar e incentivar o empoderamento feminino. A aviadora Amelia Earhart (1897 - 1939), a cientista Katherine Johnson, a golfista mexicana aposentada Lorena Ochoa, a ginasta Gabby Douglas e a artista mexicana Frida Kahlo (1907 - 1954) são algumas das personalidades que foram homenageadas pela Mattel. Aliás, a Barbie na versão Frida Kahlo tem sido motivo de polêmicas. Algumas pessoas, inclusive a família de Frida, têm criticado a Mattel pelo fato da boneca não ser tão parecida com Frida Kahlo e também acusam a empresa de querer lucrar em cima da artista, que também era uma ativista política de esquerda e criticava o imperialismo dos EUA. A Barbie especial edição de colecionador está disponível para quem gosta da boneca, mas principalmente para quem está disposto a pagar um alto preço para adquirir uma.

As bonecas Barbie celebrando a diversidade. Imagem: Mattel/HANDOUT (EFE)


      Além de trazer para si a moda da época, a boneca Barbie procura também acompanhar os discursos de cada período. As edições especiais da Barbie do Dia Internacional da Mulher são um exemplo disso. Vivemos em uma época em que as mulheres têm mostrado a sua força e não mais se calam diante do assédio e do machismo. A Mattel percebeu este fato e decidiu lançar as bonecas já citadas neste texto. A boneca Barbie já foi muito criticada por conta de sua silhueta excessivamente definida, fina e até desproporcional. Pesquisadores afirmaram certa feita que se o corpo da boneca fosse de fato de uma mulher, esta mulher simplesmente não menstruaria por conta do peso extremamente baixo. Pensando nisso, a Mattel lançou a boneca Barbie com o corpo um pouco mais realista, além de lançar bonecas com um pouco mais de peso do que o habitual. Além disso, as bonecas vieram também com os pés retos, ao contrário das edições anteriores, onde as bonecas vinham com os pés no formato de sapatos de salto alto. Esta era outra crítica que se faziam a boneca. Uma outra crítica feita a boneca em questão era o fato da mesma representar somente um padrão de beleza. Pensando nisso, em 2016 a Mattel lançou a linha "Fashionistas", onde boneca é lançada com sete tons de pele, quatro tipos de corpos, 22 cores de olhos e 24 estilos de cabelos diferentes.

O menino Gabriel gosta tanto da Barbie que teve sua festa de aniversário inspirada na boneca. E isso sem contar com o material escolar, que também foi inspirado na Barbie. Imagem: Reprodução.
     Nos últimos tempos, os homens têm se beijado maisestão deixando os cabelos crescerem e até estão usando saias. É neste contexto que os "brinquedos de meninos" e "brinquedos de meninas" estão sendo revistos. É também neste contexto que meninos estão passando a brincar de bonecas normalmente. Em 2015, uma foto postada nas redes sociais teve bastante repercussão. Ela registra o material escolar de um menino de 5 anos chamado Gabriel. Tal material foi inspirado na boneca Barbie. Não se sabe muito sobre o menino em questão, mas foi noticiado que ele gosta tanto da boneca Barbie que teve uma festa de aniversário inspirada na boneca. No ano seguinte, um menino de 4 anos nos EUA ganhou dois presentes iguais de aniversário. Por conta disso, o pai o levou na loja para que ele pudesse trocar por outro presente. O menino, que se chama Azai, escolheu a Barbie princesa Ariel, do filme A Pequena Sereia (1989). O fato teve grande repercussão depois que Mikki Willis, pai de Azai, postou um vídeo nas redes sociais relatando o fato. Até o dia 24 de agosto de 2016, quando o jornal O Globo noticiou o fato em seu site, tal vídeo tinha 11 milhões de visualizações no Facebook e 190 mil compartilhamentos. Sem dúvidas, em 2018 este número deve ser muito maior. Percebendo tudo isso e com a finalidade de manter o sucesso de Barbie, a boneca mais famosa do planeta, a Mattel lançou um comercial da boneca que contou com a presença de um menino se divertindo com uma Barbie. O comercial pode ser visto aqui.

Conclusão

     O grande sucesso de Barbie se explica pelo fato de a boneca resumir o perfil de uma época, principalmente no que se refere a moda. E isso é feito desde que a boneca foi lançada pela primeira vez, em 1959. E em tempos onde a diversidade é celebrada e homens têm revisto o seu machismo, a Mattel procura adaptar a boneca mais conhecida do planeta aos novos tempos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...