24/05/2018

O modo peculiar como James Franco olha para sua sexualidade

James Franco (à esquerda) e Sean Penn em cena do filme Milk: A Voz da Igualdade (2008). Se tem uma coisa que James Franco gosta de fazer é personagens homossexuais. Imagem: Reprodução. 

     James Franco é um ator norte-americano muito talentoso, respeitado e premiado também. Construiu (e ainda está construindo) uma carreira de sucesso na dramaturgia. No meio de tantos papéis que James interpretou ao longo de sua carreira, há um fato que chama a atenção: a quantidade notória de personagens homossexuais que James já interpretou.

James Franco como Aron Ralston em 127 Horas (2010). O filme, baseado em uma história real, teve seis indicações  ao Oscar, três indicações ao Globo de Ouro e oito indicações ao BAFTA. Imagem: Reprodução.

     James Franco é um ator que nasceu na Califórnia (EUA) e que já chegou nos "enta" (ele completou 40 anos de vida em abril). James já interpretou dezenas de papéis na televisão e também nos cinemas, com destaque para a trilogia de filmes do Homem-Aranha, o filme biográfico James Dean (2001), onde Franco deu vida ao protagonista; O Amor não Tira Férias (2006), Ligeiramente Grávidos (2007), Comer, Rezar, Amar (2010) e 127 Horas (2010). O último conta a história  real de Aron Ralston, um alpinista que fica preso em uma pedra quando a mesma cai. O filme é dramático e mostra todo o sofrimento de Aron ao tentar sair daquela situação. O filme recebeu inúmeras indicações ao Oscar, ao Globo de Ouro e ao BAFTA, apenas para citar alguns. James Franco também foi indicado em diversas premiações por conta deste filme. Aliás, James também tem inúmeros prêmios e indicações ao longo da carreira. Em 2011, ele foi indicado ao Oscar por sua atuação em 127 Horas. Além disso, o ator ganhou um Globo de Ouro em 2002 na categoria Melhor ator em minissérie ou filme por sua atuação como James Dean (1931 - 1955) e no ano de 2018, James ganhou outro Globo de Ouro na categoria Melhor ator em comédia ou musical por sua atuação em Artista do Desastre (2017). Além de bons papéis, boas atuações e inúmeros prêmios e indicações, há outro fato que chama a atenção no vasto currículo de James Franco: a quantidade de homossexuais que James já interpretou.

James Franco e Zachary Quinto se beijam em cena de Eu Sou Michael (2015). Imagem: Reprodução. 

     James Franco já atuou em diversos filmes onde interpretou um homossexual ou que abordam a questão LGBT. Milk: A Voz da Igualdade (2008), Uivo (2010), The Broken Tower (2011), Interior. Leather Bar (2013), Eu Sou Michael (2015) e King Cobra (2016) são os filmes de temática LGBT onde James atuou. Cada um dos filmes aborda a questão LGBT sob diferentes olhares e épocas. Milk: A Voz da Igualdade (2008), conta a história de Harvey Milk (Sean Penn) e Scott Smith (James Franco), um casal gay que está disposto a fazer algo em prol da comunidade LGBT. Já o filme Uivo (2010) conta a história de Allen Gisberg, homem que lança o livro de poesias mais vendido da história nos EUA. Porém, na época em que o livro foi lançado, o mesmo foi visto como obsceno pela sociedade. O filme The Broken Tower (2011) tem uma história semelhante. O longa conta a história de Hart Crane, um poeta que abre seu coração para a homossexualidade e passa a escrever poesias sobre o assunto. Porém, o escritor acaba sucumbindo por conta das pressões sociais e por causa da instabilidade de suas emoções. Já o Interior. Leather Bar (2013) reinventa as supostas cenas explícitas de sexo excluídas do filme Parceiros da Noite (1980). Em Eu Sou Michael (2015), a história é de um homossexual que deixa de se envolver com homens ao se converter ao cristianismo. E, por fim, King Cobra (2016) é sobre o real assassinato de Bryan Kocis, que lucrou milhões com a pornografia gay ao colocar jovens garotos em cena. Vale citar também a versão bem humorada que James e Seth Rogen fizeram do clipe Bound 2, de Kanye West, com direito a beijo na boca e tudo. O vídeo pode ser visto aqui. Tem também quando James Franco beijou na boca dois atores diferentes no programa Saturday Night Live. O registro deste momento pode ser visto aqui e também aqui. Além disso, James já postou em sua conta no Instagram uma foto onde aparece beijando outro homem.

James Franco e Seth Rogen em Bound 3. O clipe é marcado pelo bom humor e também pelo beijo protagonizado pelos atores. Imagem: Reprodução. 

     Em parte, o fato de James Franco ter tantos personagens homossexuais no currículo se explica pelo fato dele ser defensor da causa LGBT, conhecendo o que é a homofobia desde criança, já que sofria bullying por parte dos "machões" pelo fato de ser considerado "mariquinha" pelos mesmos. Entretanto, um outro fato, muito mais complexo, explica o porque de James Franco ter interpretado tantos personagens gays ao longo de sua longa trajetória na dramaturgia. Volta e meia aparece na mídia notícias questionando a sexualidade de Franco. Isso porque James Franco tem 40 anos de vida, não é feio, é um ator famoso e reconhecido, já foi indicado a muitos prêmios e ganhou alguns e também é rico. Estes são os supostos requisitos para que um homem encontre e se case com uma mulher. Porém, James tem tudo isso e não é casado e nem tem filhos. Daí, os questionamentos sobre a sexualidade do ator em questão. James Franco diz que é gay, mas até a hora da penetração. Ou seja: James é homossexual na vida, mas na hora do sexo, ele é heterossexual, uma vez que prefere ter relações com mulheres. O ator já disse também que é gay na arte e hétero na vida, mas ressaltando que a sua homossexualidade no cotidiano vai somente até a cama. Daí em diante, quem assume o comando é a versão hétero de James. O premiado ator disse também que classificá-lo como homossexual ou heterossexual depende do modo como a pessoa entende o que é ser gay e o que é ser hétero. Se a definição que a pessoa  tem de ser hétero ou homossexual é com quem se vai para cama, logo James é hétero, já que ele só transa com mulheres. Entretanto, segundo James, nos anos 1920 e 1930, a classificação de gay ou hétero era feita com base no comportamento da pessoa e não com quem se transava. O ator disse também que marinheiros transavam com outros homens o tempo todo, mas eles tinham um comportamento viril e por conta disso não eram considerados gays. Lembrando que James Franco disse certa feita que um dos arrependimentos que leva consigo é o fato de não ser homossexual.
     Como já foi dito no parágrafo acima, a mídia com frequência especula acerca da sexualidade de James Franco e o ator disse que isso funciona como uma espécie de cortina, ajudando a manter no animato os eventuais casos amorosos que venha ter. James já teve várias namoradas ao longo da vida, com destaque para Marla Sokoloff, com quem atuou no filme Correndo Atrás (2000). Os atores permaneceram juntos de 1999 a 2004. Além disso, James já se envolveu em algumas polêmicas por conta de seus casos. Neste ano, voltou à tona uma história onde James flerta com uma adolescente de 17 anos, chegando a convidá-la para ir a um hotel. A polêmica foi grande e James se manifestou sobre o caso. O ator falou em sua conta no Twitter e também em programas de televisão que não sabia que a jovem flertada era uma adolescente. Isso aconteceu em 2014. Tal polêmica voltou à tona em um contexto onde James Franco foi acusado de assediar sexualmente pelo menos cinco mulheres. A polêmica foi tão grande que o ator foi excluído digitalmente da capa da revista Vanity Fair  e ignorado em eventos como o Oscar. James nega as acusações e afirma que não há clareza nas mesmas. É importante lembrar que, embora seja contraditório, é perfeitamente possível um homem ser homossexual e também machista. Denúncias de machismo aparecem com frequência na comunidade LGBT. A existência do homossexual por si só coloca em jogo a regra heteronormativa da sociedade, mas isso não significa necessariamente que o homossexual levanta a bandeira do feminismo. Isso porque o homem gay, embora sinta atração por outros homens, foi criado em uma sociedade machista e vive usufruindo de seus privilégios de macho. Se isso não for desconstruído, a tendência é o gay ser machista, algo muito mais comum do que se imagina.

Conclusão

     Classificar James Franco como hétero ou homossexual vai depender do modo como você entende a homossexualidade e a heterossexualidade. James tem um olhar próprio acerca de sua sexualidade e convive bem com isso. Para quem não entende, fica difícil de entender, mas para o ator tudo funciona na mais perfeita  normalidade. Por uma questão de moralismo e também por falta de informação, tudo foi simplificado entre a homossexualidade e a heterossexualidade. Porém, entre o preto e o branco há uma gama infinita de tons. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...